Fichas técnicas: A organização e a padronização no seu negócio gastronômico.
- Daniel Paiva
- 27 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
O que é uma ficha técnica?

A ficha técnica é o manual de registro de todas as referências relevantes da preparação de alimentos e bebidas dentro de um restaurante.
Neste documento você pode encontrar diversas informações, como o nome do prato, lista de ingredientes, composição, embalagens utilizadas, fornecedores, preços de custo etc.
Além de ser de suma importante para o administrativo da sua empresa, as fichas técnicas são responsáveis por manter o padrão nos seus preparos, afinal quem for que fizer vai seguir as suas orientações e chegar ao resultado padrão.
Quais os tipos de Fichas técnicas?
Apesar da importância do documento, nem todo mundo está por dentro dos tipos de fichas técnicas de restaurante que existem e das principais diferenças.
- A ficha técnica operacional traz a definição exata dos ingredientes, medidas ou proporções e formas de preparo de cada produto.
- Na ficha técnica gerencial, as informações estão diretamente relacionadas à composição de preços que é baseada nos custos de produção.
Não necessariamente precisa criar duas fichas, pode ser todas informações no mesmo documento, mas a que vai para cozinha tem que ser somente a operacional, ela é mais direta ao ponto. Afinal na cozinha não se tem muito tempo para ficar procurando a informação desejada.
Como transformar a sua receita em uma ficha técnica?
Vamos então colocar a mão na massa, aqui nesse caso mão na planilha, é isso mesmo vamos construir uma planilha para deixar sua ficha técnica mais organizada.
Nessa planilha precisa ter as seguintes informações básicas:

Nome do Prato ou o nome do preparo;
Coloque data na sua ficha;
Separe agora por colunas: ingredientes, quantidades, medidas e referencia;
A referencia serve para deixar mais detalhado aquela medida;
Depois em baixo coloque o modo de preparo bem detalhado.
E finalize com uma foto.
Desta forma você vai garantir que seus produtos mantenha um padrão na execução e também no sabor final, e sempre que um colaborador tiver dúvida ele vai consultar a ficha técnica.
Por isso as fichas devem estar em local de fácil acesso pelos colaboradores do operacional e uma dica é mandar imprimir colorido para deixar a foto nítida e usar aquelas pastas catálogo que permite uma fácil visualização e protegem a folha.
Gostou da dica?
Me segue no Instagram @danielpaivaconsultoria
Comentarios