Como tornar o meu garçom um vendedor?
- Daniel Paiva

- 26 de out. de 2021
- 3 min de leitura

O garçom é o responsável por todo atendimento do cliente, é ele quem vai apresentar a casa, o cardápio e fazer as sugestões da melhor escolha para cada cliente. Esse profissional é crucial para alavancar as vendas dos produtos do restaurante.
Mas como transformar o meu garçom em vendedor?
1° Passo: "O garçom carregador de bandejas não é vendedor".
Essa é a primeira orientação que passo aos meus clientes de consultoria, o seu garçom para vender deve estar focado na venda e no cliente que está atendendo, se ele estiver servindo ou limpando mesa, ele não vai perceber o momento certo de fazer mais uma venda
e aumentar o ticket médio gasto por aquele cliente. A forma mais eficiente de resolver é ter auxiliares de garçom para fazer esse trabalho de servir e limpar mesas.
2° Passo: Dê condições adequadas de trabalho.
Ferramentas adequadas ao trabalho vão deixar o atendimento mais eficiente e a venda mais ágil, as ferramentas mais importantes para um garçom são: sistema adequado, palm(tablet ou bloco de pedidos) para lançamento de pedidos, cardápio bem estruturado, etc.
3° Passo: Treinamento constante.
O treinamento vai proporcionar ao garçom todo o conhecimento necessário sobre o produto e sobre como a empresa espera que seja o seu atendimento.
4° Passo: Script de vendas.
Crie um passo a passo do atendimento, desde a entrada do cliente pela porta até a sua saída. Detalhe isso e coloque nesse script como deve ser o atendimento, mas deixe que cada um coloque o seu jeito e a sua personalidade dentro do atendimento para não ficar robotizado.
5° Passo: Uma pessoa motivada é uma pessoa focada.
A forma mais eficiente em se motivar um profissional das vendas é o comissionamento, quanto mais ele vende, mais ele ganha. Na gastronomia temos a taxa de serviço na qual é dividida entre todos os colaboradores(para saber a forma correta de fazer essa divisão, consulte o seu sindicado), assim quanto mais venda maior a taxa e quanto mais taxa mais todos ganham.
Mas a taxa de serviço (o famoso 10%) não é obrigatório ser pago então a pessoa vai pagar caso ela achar justo fazer aquele pagamento, então isso estimula além da venda, a prestação de um excelente atendimento para que esse cliente saia satisfeito.
Quais as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas ou melhoradas para oferecer um atendimento de qualidade?
Boa comunicação, falar com clareza de forma com que o cliente compreenda;
Ser simpático e empático, é mais do que tratar o cliente com educação é entender a sua real necessidade, fazer o que for possível dentro do permitido pela casa para deixar esse cliente satisfeito;
Conhecer todo o cardápio e modos de preparos dos alimentos, assim você vai saber informações como: lactose, glúten, temperos, etc;
Ser e estar presente, ter boa vontade no atendimento, não precisa ser chato e ficar em cima do cliente, mas fique por perto, observe a linguagem corporal do seu cliente e assim você saberá a hora certa de se aproximar.
Postura e cuidados com a imagem, nesse ponto deve se salientar que estamos vendendo comida e bebida então cheiros devem ser evitados, perfumes ou produtos de limpeza devem ser os mais neutros possíveis, você precisa estar limpo e ter uma postura profissional de vendedor. Desta forma o cliente vai te ver com mais credibilidade e atenção.
Realizar a venda adicional, isso pode ser feito de duas formas: A primeira é alertando o consumidor sobre algo que possível ou eventualmente ele tenha esquecido de pedir ou observar o momento certo de oferecer mais uma bebida ou prato adicional. Um exemplo clássico é quando o cliente pede um vinho ou um drink, você diz: Você aceita uma água sem gás ou com gás para acompanhar?
Formas de motivar e trabalhar a venda junto a sua equipe de garçons vendedor:
Metas de vendas;
Bonificação por atingir a meta;
Plano de cargos e salários;
Briefings com estímulos constantes;
Reconhecer o melhor vendedor.
Gostou das dicas? Está precisando de ajuda para organizar e desenvolver a sua equipe? Conte comigo para te ajudar nesse processo.
Daniel Paiva
Consultor em Gastronomia
📲 (48) 98444-8484



Comentários